Processo de Recapagem


.

Nosso ícone ao lado daquilo que faz a alegria do cliente. Um bom pneu e um bom serviço.

O processo de recapagem exige análise criteriosa do pneu a ser reformado, equipamentos adequados, rigidez no atendimento ao manual de cada etapa de trabalho e mão-de-obra especializada.

Abaixo as principais etapas que devem cumpridas para entregar ao usuário um pneu renovado e seguro:

Limpeza

Antes da inspeção inicial, o pneu é limpo para facilitar as demais etapas do processo, evitando riscos de contaminação.

Inspeção Inicial

Para garantir os altos padrões de recapagem, as carcaças são cuidadosamente inspecionadas; garantindo que só aquelas que estão em bom estado sejam reformadas.

Raspagem

O pneu é raspado em condições normais de rodagem.
O desenho original é totalmente removido. Trabalhando como um torno, a raspadeira Bandag ajusta a carcaça inflada do pneu com máxima precisão. O objetivo dessa raspagem é obter uma rodagem uniforme e simétrica, reduzindo e preparando a carcaça para receber a nova banda de rodagem. Desta forma, quanto mais perfeita ficar a circunferência do pneu, maior a sua quilometragem.

Consertos/Escareação

A Bandag possui a mais avançada tecnologia em consertos de pneus. Todos os materiais de reparo são desenvolvidos para atender o Processo Bandag. Acidentes na coroa ou lesões com furo de prego podem ser reparados com segurança, conservando os pneus em serviço por mais tempo e reduzindo o custo quilométrico.

Cimentação/Preparação/Aplicação de Banda

O pneu recebe uma aplicação de cola/cimento após a escariação, enquanto a camada adesiva (coxim) é aplicada na face raspada da banda. Em seguida, banda e coxim são aplicados no pneu inflado na sua configuração normal de trabalho. A adesão da banda de borracha pelo coxim torna-se uma das partes mais resistentes do pneu, evitando o a soltura da banda de rodagem.

Vulcanização

O pneu é envolvido em envelope flexível, em seguida utilizando temperatura adequada, serão colocados no autoclave de vulcanização para que o processo tenha seu acabamento. Tempo, temperatura e pressão são os componentes básicos para o término do processo.

Inspeção Final

Para garantir o alto padrão de qualidade Bandag, todos os pneus recapados passam por uma rigorosa inspeção antes de sair da linha de processo e ir para o mercado.