RENOCAP
PARA O TRANSPORTADOR AUTÔNOMO
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Nesta categoria de transportador o motorista é o proprietário do caminhão, desta forma, “sente na pele” as decisões de compras em todas as áreas do seu veículo. Nos pneus mais ainda, pois sabe que a durabilidade dos pneus tem um tempo de vida relacionado a quantidade de kilometros que percorre. A frase “O barato sai caro” é muito utilizado por este tipo de transportador, pois ao tomar decisão por economizar na compra, acaba em algumas situações perdendo dinheiro por não ter feito a melhor opção. “Os olhos do dono engorda o boi”. Neste caso os cuidados do dono, faz com que o pneu dure mais. Veja como fazer: É importante escolher o pneu certo para cada tipo de utilização. Analise em quais estradas o veículo mais roda e veja que tipo de pneu você precisa: Rodoviário, Urbano, Misto ou Fora de Estrada. A escolha correta da medida do pneu, tipo de aro ou roda, tipo de válvula e, no caso de pneu com câmara, a dimensão da câmara e do protetor devem ser observados de acordo com a recomendação do fabricante do veículo. Mudanças sem este respaldo pode gerar perda de rendimento do pneu e problemas em outras áreas do veículo. Exemplos comuns, pneus 1000-20 e 900-20 têm o mesmo aro, 295/80r22,5 e 275/80R22,5; 215/75r17,5 e 235/75r17,5 também, mas as rodas precisam ser diferentes. O pneu 1000 precisa de roda 7.50-20 e o 900 usa roda 7.00-20, o pneu 295 a roda é 8.25-22,5 e o 275 usa 7.50-22,5; o pneu 215 pede roda 6.00-17,5 e o 235 roda com 6.75-17,5. É comum, pessoas ligadas a pneus, dizerem que esta pequena diferença não é problema. Realmente com relação ao aro o pneu dará o encaixe normal mas debito à largura (bitola) da roda o conjunto não vai trabalhar corretamente, pois o pneu ficará forçado na roda prejudicando o ombro, lateral e talão, podendo ocorrer que o dano não seja percebido até o final da seu ciclo como pneu novo, quando chega para reformar a situação é percebida no exame inicial e o pneu pode ter sua vida finalizada sem ter recebido uma reforma. Resultado: a vida do pneu tende a diminuir com esta improvisação. Confirme se sua capacidade de carga e velocidade são compatíveis com o volume de carga que seu caminhão transporta. Veja abaixo, dois tipos de construção de pneus. Importante: Pela ilustração, percebe-se que o pneu é composto por várias borrachas diferentes umas das outras. Por isso durante a fabricação estas borrachas são vulcanizadas juntas, por exemplo: O material aplicado na “rodagem” precisa ser resistente ao desgaste por estar em contato com o solo, a “parede lateral” é outro material pois ele precisa ser flexível, a borracha aplicada na área do “talão” deverá ser muito resistente a alta temperatura, nos “ombros” a borracha precisa ser resistente a arrastes, o “liner” isto é, a camada de borracha interna do pneu, precisa de impermeável e assim por diante. Isso explica o porquê em caso de perda de pressão é imprescindível parar o veículo o mais rápido possível, visto que a rodagem em baixa pressão provoca a degradação destes diversos tipos de borracha que compõe o pneu, gerando separações e o sucateamento do pneu. Lembre-se que o desgaste das peças de suspensão do seu veículo é inevitável. Após certa kilometragem, sistema de suspensão se desgastam e geram folgas nas ponteiras, terminais, rolamentos, embuchamento, etc. Para obter o melhor rendimento dos pneus, fique atento aos CINCO LADRÕES DE QUILOMETRAGEM: Cuidando destes itens seus pneus terão um maior desempenho, por isso visite seu prestador de serviços com mais frequência e fique atento também a: CONSERTOS: Um pneu furado consertado durante uma viagem, provalmente recebeu um conserto “provisório”, isto é, apesar de estar vulcanizado pode possibilitar a entrada de ar na área pela banda de rodagem e provocar a perda do pneu e de futuras reformas. Quando isso ocorrer procure seu recapador de confiança e faça uma vulcanização correta. SOBREPESO / VELOCIDADE: O sobrepeso é um inimigo do pneu porque força sua estrutura e diminui a expectativa de vidas futuras que o investimento espera. A velocidade por sua vez é mais danosa ainda, pois além de aquecer o pneu além da sua capacidade, pode provocar avarias em buracos/deformações nas estradas e consumir prematuramente tambem outros itens , como lonas de freio, combustível, etc. ARMAZENAMENTO: Caso tenha pneus em estoque, lembre-se de guardá-lo longe de produtos derivados de petróleo, como óleos, tintas, etc. Este procedimento acelera o envelhecimento da borracha. RODÍZIOS DOS PNEUS: Na rodagem, existem diversas situações, como a inclinação da estrada, tipos de cargas, que ocasionam desgastes dos pneus. Uma das formas mais simples e eficazes para atenuar tais desgastes é o rodízio dos pneus. As formas mais usadas são: pneus dianteiros da esquerda para a direita, giros na roda, rodízios cruzados (interno, externo) ou ainda entre eixos. O pneu significa o segundo ou terceiro custo do transporte rodoviário, portanto, recapar corretamente afeta significativamente no custo do frete. O valor atual de recapagem de um pneu de caminhão equivale aproximadamente 30% a 40% do valor médio de um pneu novo. Reforma-se em média 2 vezes o pneu de caminhão, podendo chegar até 3 vezes dependendo das condições do pneu. Os reparos, também conhecidos como manchões, como o próprio nome diz, servem para reparar os danos que seu uso fez ao pneu. O sistema vai substituir as partes danificadas do pneu por um reparo com iguais especificações. Isso é serviço para especilista e se for feito com a técnica necessária, o pneu terá todas as suas propriedades novamente para rodar com segurança. Você sabe qual seu custo por quilômetro rodado? Ás vezes, você confunde PREÇO com CUSTO? Com um cálculo bem simples, você poderá passar a controlar seu custo por quilometro rodado com pneus. Primeiramente é preciso saber que PREÇO é aquilo que o usuário paga pelo serviço. CUSTO é a divisão deste preço pelo rendimento do serviço/produto comprado. Acostume-se então a controlar seus custos com pneus através do cálculo do CPK, ou seja, do custo por quilometro rodado. Na fórmula abaixo, você vai obter o custo com o pneu para cada 1.000km. Para saber o custo por quilometro, portanto, basta dividir o resultado por mil. MEDIR E QUANTIFICAR. Não se esqueça que a melhor forma de ganhar dinheiro hoje é baixando custos e esse é o compromisso e a missão da Renocap e da Bandag. O autônomo deve tomar a decisão de compra do pneu e da reforma, baseados na confiança e segurança que o fornecedor destes produtos/serviços geram nele. Caso possua números sobre o desempenho, melhor ainda. Cuidado com a interferência de “intermediários interessados” que sua decisão seja simplista e acabe fazendo o “mais fácil”, o “mais barato”, enfim aquilo que não provocou uma análise dos prós e contras de uma decisão de compra. Estes intermediários, sejam quais forem, podem ser usados como consultores, mas entre sua decisão e a necessidade de recapar use a razão para fazer as contas e proteger seu patrimônio. RAZÕES PARA RECAPAR COM A RENOCAP / BANDAG Não visite seu recapador apenas para recapar ou comprar pneus, vá para calibrar, conferir o desgaste dos pneus, medir o alinhamento, entre outras. Na prática você usará o nosso BTS-CENTRO DE SERVIÇOS , estará se protegendo dos “5 ladrões de KM.” Se tiver dúvidas sobre pneus, recapagens e sobre partes mais teóricas do produto que usa, poderá participar de um CURSO RÁPIDO SOBRE PNEUS PARA MOTORISTAS. Basta agendar com nossos técnicos e vendedores. Sem custo adicional. Procure a Renocap e em um único lugar você encontrará RECAPAGENS, SERVIÇOS , PEÇAS E PNEUS NOVOS, além de uma equipe de profissionais que querem AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO PNEU DO SEU CAMINHÃO.
1) ESCOLHA DO PNEU NOVO
2) MANUTENÇÃO E CUIDADOS DURANTE O USO
RODOCALIBRADOR: O equipamento ajuda o usuário a deixar sua rede de ar na calibragem desejada, porém como todo equipamento exige manutenção períodica. É muito comum em veículos que não tem essa manutenção o painel apontar, por exemplo 100 lbs e em alguns pneus a pressão real é 70 lbs. Corrija as pressões sempre com os pneus frios, no mínimo a cada 15 dias; utilize tampas de válvulas a fim de proteger o interior das mesmas, evitando vazamentos e a deterioração do núcleo.RETIRADA DO PNEU PARA REFORMA: Todos os pneus, por norma, possuem a indicação máxima de desgaste TWI (Tread Wear Indicator). São indicadores de desgaste da banda de rodagem que correspondem ao desgaste máximo permitido pelas leis de trânsito, que é de 1,6 mm. Portanto, os pneus devem ser substituídos antes de atingirem estes valores, assim a carcaça estará apta a receber uma reforma mais segura.
3) ESCOLHA DO DESENHO DE REFORMA
O rendimento quilométrico do primeiro recape de um pneu de caminhão é o mesmo de um pneu novo, isso se o usuário der ao pneu recapado os mesmos cuidados que dá ao pneu novo, será maior ainda.A escolha do desenho nada tem a ver com o desenho original do pneu ou por achar o desenho “bonito”. Ele precisa ser escolhido de acordo com sua aplicação específica, isto é, muitos desenhos destinados para a dianteira do caminhão, não são necessáriamente bons para os eixos trazeiros, por exemplo. Veja na sua recapadora, quais os desenhos adequados para sua operação. Continuar com o desenho original pode dar ao seu pneu aparência de novo, mas isso não garante bom desempenho quilométrico.
4) CALCULE O CPK – CUSTO POR QUILÔMETRO
Como você pode ver, o importante não é apenas quanto se paga na recapagem e sim o quanto se economiza durante a vida da carcaça, ou seja, quanto maior a quilometragem, menor o custo, maior a economia e menor compra de PNEUS NOVOS !!!
5) DECISÃO DE COMPRA E/OU RECAPAR
6) SOLUÇÕES PARA SEUS PNEUS
Recapando seus pneus com a RENOCAP / BANDAG você terá a certeza que seus pneus serão produzidos dentro do processo de qualidade certificado pela SBQPC (Sistema Bandag de Qualidade Padrão nos Concessionários) e pela certificação obrigatória (registro) junto ao INMETRO, que serão reformados com equipamentos homologados pela Bandag, e com mão de obra especializada, que suas carcaças poderão obter a GARANTIA ESTENDIDA BGW se estiverem dentro dos critérios estabelecidos e ainda dispor de bandas de APLICAÇÃO ESPECÍFICA para melhorar o desempenho dos seus pneus.