RENOCAP
PARA A TRANSPORTADORA
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O transportador de cargas e passageiros, tem uma frota para administrar e precisa conhecer todos os custos da empresa, pois todos eles compõe o frete que vende aos seus clientes. A necessidade de um encarregado em pneus depende do tamanho da frota e de sua organização. As decisões de compras na área de pneus são importantes pois é um insumo muito utilizado e a empresa sabe que a durabilidade dos pneus está relacionado a quantidade de quilometros que percorre. Comparar as marcas e os diversos fornecedores de serviços é uma tarefa constante nas transportadoras. Na compra de pneus, de acordo com o tamanho da frota, estará sempre à frente o proprietário, o comprador e/ou financeiro com a ajuda do encarregado da frota e/ou borracheiro. É importante escolher o pneu certo para cada tipo de utilização. Analise em quais estradas a frota mais roda e veja que tipo de pneu sua empresa precisa: Rodoviário, Urbano, Misto ou Fora de Estrada. Exemplos comuns, pneus 1000-20 e 900-20 têm o mesmo aro, 295/80r22,5 e 275/80R22,5; 215/75r17,5 e 235/75r17,5 também, mas as rodas precisam ser diferentes. O pneu 1000 precisa de roda 7.50-20 e o 900 usa roda 7.00-20, o pneu 295 a roda é 8.25-22,5 e o 275 usa 7.50-22,5; o pneu 215 pede roda 6.00-17,5 e o 235 roda com 6.75-17,5. É comum, pessoas ligadas a pneus, dizerem que esta pequena diferença não é problema. Realmente com relação ao aro o pneu dará o encaixe normal mas debito à largura (bitola) da roda o conjunto não vai trabalhar corretamente, pois o pneu ficará forçado na roda prejudicando o ombro, lateral e talão, podendo ocorrer que o dano não seja percebido até o final da seu ciclo como pneu novo, quando chega para reformar a situação é percebida no exame inicial e o pneu pode ter sua vida finalizada sem ter recebido uma reforma. Resultado: a vida do pneu tende a diminuir com esta improvisação. Confirme se sua capacidade de carga e velocidade são compatíveis com o volume de carga que seu caminhão transporta. Veja abaixo, dois tipos de construção de pneus. Importante: Pela ilustração, percebe-se que o pneu é composto por várias borrachas diferentes umas das outras. Por isso durante a fabricação estas borrachas são vulcanizadas juntas, por exemplo: O material aplicado na “rodagem” precisa ser resistente ao desgaste por estar em contato com o solo, a “parede lateral” é outro material pois ele precisa ser flexível, a borracha aplicada na área do “talão” deverá ser muito resistente a alta temperatura, nos “ombros” a borracha precisa ser resistente a arrastes, o “liner” isto é, a camada de borracha interna do pneu, precisa de impermeável e assim por diante. Isso explica o porquê em caso de perda de pressão é imprescindível parar o veículo o mais rápido possível, visto que a rodagem em baixa pressão provoca a degradação destes diversos tipos de borracha que compõe o pneu, gerando separações e o sucateamento do pneu. Lembre-se que o desgaste das peças de suspensão do seu veículo é inevitável. Após certa kilometragem, sistema de suspensão se desgastam e geram folgas nas ponteiras, terminais, rolamentos, embuchamento, etc. Para obter o melhor rendimento dos pneus, fique atento aos CINCO LADRÕES DE QUILOMETRAGEM: Cuidando destes itens seus pneus terão um maior desempenho, por isso visite seu prestador de serviços com mais frequência e fique atento também a: CONSERTOS: Um pneu furado consertado durante uma viagem, provalmente recebeu um conserto “provisório”, isto é, apesar de estar vulcanizado pode possibilitar a entrada de ar na área pela banda de rodagem e provocar a perda do pneu e de suas futuras reformas. Quando isso ocorrer procure seu recapador de confiança e faça uma vulcanização correta. SOBREPESO / VELOCIDADE: O sobrepeso é um inimigo do pneu porque força sua estrutura e diminui a expectativa de vidas futuras que o investimento espera. A velocidade por sua vez é mais danosa ainda, pois além de aquecer o pneu além da sua capacidade, pode provocar avarias em buracos/deformações nas estradas e consumir prematuramente tambem outros itens , como lonas de freio, combustível, etc. ARMAZENAMENTO: Caso tenha pneus em estoque, lembre-se de guardá-lo longe de produtos derivados de petróleo, como óleos, tintas, etc. Este procedimento acelera o envelhecimento da borracha. RODÍZIOS DOS PNEUS: Na rodagem, existem diversas situações, como a inclinação da estrada, tipos de cargas, que ocasionam desgastes dos pneus. Uma das formas mais simples e eficazes para atenuar tais desgastes é o rodízio dos pneus. As formas mais usadas são: pneus dianteiros da esquerda para a direita, giros na roda, rodízios cruzados (interno, externo) ou ainda entre eixos. O pneu significa o segundo ou terceiro custo do transporte rodoviário, portanto, recapar corretamente afeta significativamente no custo do frete. O valor atual de recapagem de um pneu de caminhão equivale aproximadamente 30% a 40% do valor médio de um pneu novo. Reforma-se em média 2 vezes o pneu de caminhão, podendo chegar até 3 vezes dependendo das condições do pneu e o tipo de serviço. Os reparos, também conhecidos como manchões, como o próprio nome diz, servem para reparar os danos que seu uso fez ao pneu. O sistema persiste em substituir as partes danificadas do pneu por um reparo com iguais especificações. Isso é serviço para especilista e se for feito com a técnica necessária, o pneu terá todas as suas propriedades novamente para rodar com segurança. Você sabe qual seu custo por quilômetro rodado? Ás vezes, você confunde PREÇO com CUSTO? Com um cálculo bem simples, você poderá passar a controlar seu custo por quilometro rodado com pneus. Primeiramente é preciso saber que PREÇO é aquilo que o usuário paga pelo serviço. CUSTO é a divisão deste preço pelo rendimento do serviço/produto comprado. Aprenda então a controlar seus custos com pneus através do cálculo do CPK, ou seja, do custo por quilometro rodado. Na fórmula abaixo, você vai obter o custo com o pneu para cada 1.000km. Para saber o custo por quilometro, portanto, basta dividir o resultado por mil. MEDIR E QUANTIFICAR. Não se esqueça que a melhor forma de ganhar dinheiro hoje é baixando custos e esse é o compromisso e a missão da Renocap e da Bandag. A escolha do pneu e da reforma, deve ser baseada em confiança, segurança, atendimento e principalmente em índices de desempenho, como o CPK, Número de recapes por pneu novo comprado, Prestação de serviços, entre outros fatores. Na gestão de pneus, algumas empresas possuem uma curiosa e perigosa atitude na compra de pneus/reformas. Quando precisa comprar, por exemplo, 10 pneus novos, desembolsará de R$ 12.000,00 a R$ 18.000,00 conforme o tipo do pneu e esta compra é comandada pelo proprietário e/ou financeiro da empresa. Alguns meses depois, quando estes 10 pneus estão no momento de recapar e a operação custará em torno de 30% do valor inicial e o proprietário delega ao borracheiro ou ao motorista a decisão de escolher o recapador. Não raro, descobre neste momento, que nem todos os pneus terão condições de reforma. Esta atitude é muito comum em transportadoras e precisa ser corrigida, pois a decisão de recapar é tão importante quanto comprar pneus novos, pois escolher a melhor opção, via custo, precisa de cálculos e informações e é na recapagem que o investimento inicial vai se alongar no tempo. Quanto mais certa for a decisão, mais tempo irá demorar para fazer nova compra de pneus novos. Porisso, esta decisão deve ser do proprietário ou de alguém da empresa com condições de fazer a análise completa. Ocorre também, ás vezes, por falta de autonomia, o comprador e/ou o encarregado de pneus que possuem informações sobre desempenho dos pneus e das reformas, acabam comprando um produto/serviço mediano, pois a empresa adota o sistema de cotações de forma linear comparando produtos e serviços diferentes apenas pelo critério PREÇO. As empresas precisam ter critérios pré-estabelecidos, municiados de relatórios e comparações, para poder trabalhar com segurança neste ítem. Cuidado com a interferência de “intermediários interessados” que a decisão da empresa seja simplista e acabe fazendo o “mais fácil”, o “mais barato”, enfim aquilo que não provocou uma análise dos prós e contras de uma decisão de compra. Estes intermediários, sejam quais forem, pode ser usados como consultores, mas entre sua decisão e a necessidade de recapar faça contas, use as comparações e protega o patrimônio da sua empresa. RAZÕES PARA RECAPAR COM A RENOCAP / BANDAG Programe visitas ao seu recapador não apenas para recapar ou comprar pneus, envie seu caminhão para calibrar, conferir o desgaste dos pneus, medir o alinhamento, entre outras. Na prática você usará o nosso BTS-CENTRO DE SERVIÇOS, estará se protegendo dos “5 ladrões de KM.” Se precisar treinar seu encarregado ou motorista para tiver dúvidas sobre pneus, recapagens e sobre partes mais teóricas do produto que usa, envie seu funcionário para participar de um CURSO RÁPIDO SOBRE PNEUS PARA MOTORISTAS E ENCARREGADOS. Basta agendar com nossos técnicos e vendedores. Sem custo adicional. Recapando seus pneus com a RENOCAP / BANDAG você terá a certeza que seus pneus serão produzidos dentro do processo de qualidade certificado pela SBQPC (Sistema Bandag de Qualidade Padrão nos Concessionários) e pela certificação obrigatória (registro) junto ao INMETRO; que serão reformados com equipamentos homologados pela Bandag, e com mão de obra especializada; que suas carcaças poderão obter a GARANTIA ESTENDIDA BGW se estiverem dentro dos critérios estabelecidos e ainda dispor de bandas de APLICAÇÃO ESPECÍFICA para melhorar o desempenho dos seus pneus. Procure a Renocap e em um único lugar você encontrará RECAPAGENS, SERVIÇOS , PEÇAS E PNEUS NOVOS, além de uma equipe de profissionais que querem AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO PNEU DO SEU CAMINHÃO.
1) ESCOLHA DO PNEU NOVO
A escolha correta da medida do pneu, tipo de aro ou roda, tipo de válvula e, no caso de pneu com câmara, a dimensão da câmara e do protetor deve ser observados de acordo com a recomendação do fabricante do veículo. Mudanças sem este respaldo pode gerar perda de rendimento do pneu e problemas em outras áreas do veículo.2) MANUTENÇÃO E CUIDADOS DURANTE O USO
RODOCALIBRADOR: O equipamento ajuda o usuário a deixar sua rede de ar na calibragem desejada, porém como todo equipamento exige manutenção períodica. É muito comum em veículos que não tem essa manutenção o painel apontar, por exemplo 100 lbs e em alguns pneus a pressão real é 70 lbs. Corrija as pressões sempre com os pneus frios, no mínimo a cada 15 dias; utilize tampas de válvulas a fim de proteger o interior das mesmas, evitando vazamentos e a deterioração do núcleo.RETIRADA DO PNEU PARA REFORMA: Todos os pneus, por norma, possuem a indicação máxima de desgaste TWI (Tread Wear Indicator). São indicadores de desgaste da banda de rodagem que correspondem ao desgaste máximo permitido pelas leis do trânsito, que é de 1,6 mm. Portanto, os pneus devem ser substituídos antes de atingirem esta marca, assim a carcaça estará apta a receber uma reforma mais segura. Para haver uma padronização, a frota deve determinar um limite de retirada para todos, desde o proprietário ao motorista, sabem que o pneu deve sair de operação para ser reformado.
3) ESCOLHA DO DESENHO DE REFORMA
O rendimento quilométrico do primeiro recape de um pneu de caminhão é o mesmo de um pneu novo, isso se o usuário der ao pneu recapado os mesmos cuidados que dá ao pneu novo, será maior ainda.A escolha do desenho nada tem a ver com o desenho original do pneu ou por achar o desenho “bonito”. Ele precisa ser escolhido de acordo com sua aplicação específica, isto é, muitos desenhos destinados para a dianteira do caminhão, não são necessáriamente bons para os eixos trazeiros, por exemplo. Veja na sua recapadora, quais os desenhos adequados para sua operação. Continuar com o desenho original pode dar ao seu pneu aparência de novo, mas isso não garante bom desempenho quilométrico.
4) CALCULE O CPK – CUSTO POR QUILÔMETRO
Como você pode ver, o importante não é apenas quanto se paga na recapagem e sim o quanto se economiza durante a vida da carcaça, ou seja, quanto maior a quilometragem, menor o custo, maior a economia e menor será a compra de PNEUS NOVOS !!!
5) DECISÃO DE COMPRA E/OU RECAPAR
6) SOLUÇÕES PARA SEUS PNEUS