PARA A TRANSPORTADORA


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O transportador de cargas e passageiros, tem uma frota para administrar e precisa conhecer todos os custos da empresa, pois todos eles compõe o frete que vende aos seus clientes. A necessidade de um encarregado em pneus depende do tamanho da frota e de sua organização. As decisões de compras na área de pneus são importantes pois é um insumo muito utilizado e a empresa sabe que a durabilidade dos pneus está relacionado a quantidade de quilometros que percorre.

Comparar as marcas e os diversos fornecedores de serviços é uma tarefa constante nas transportadoras.  Na compra de pneus, de acordo com o tamanho da frota, estará sempre à frente o proprietário, o comprador e/ou financeiro com a ajuda do encarregado da frota e/ou borracheiro. 

1) ESCOLHA DO PNEU NOVO

É importante escolher o pneu certo para cada tipo de utilização. Analise em quais estradas a frota mais roda e veja que tipo de pneu sua empresa precisa: Rodoviário, Urbano, Misto ou Fora de Estrada.
A escolha correta da medida do pneu, tipo de aro ou roda, tipo de válvula e, no caso de pneu com câmara, a dimensão da câmara e do protetor deve ser observados de acordo com a recomendação do fabricante do veículo. Mudanças sem este respaldo pode gerar perda de rendimento do pneu e problemas em outras áreas do veículo.

Exemplos comuns, pneus 1000-20 e 900-20 têm o mesmo aro, 295/80r22,5 e 275/80R22,5; 215/75r17,5 e 235/75r17,5 também, mas as rodas precisam ser diferentes. O pneu 1000 precisa de roda 7.50-20 e o 900 usa roda 7.00-20, o pneu 295 a roda é 8.25-22,5 e o 275 usa 7.50-22,5; o pneu 215 pede roda 6.00-17,5 e o 235 roda com 6.75-17,5. É comum, pessoas ligadas a pneus, dizerem que esta pequena diferença não é problema. Realmente com relação ao aro o pneu dará o encaixe normal mas debito à largura (bitola) da roda o conjunto não vai trabalhar  corretamente, pois o pneu ficará forçado na roda prejudicando o ombro, lateral e talão, podendo ocorrer que o dano não seja percebido até o final da seu ciclo como pneu novo, quando chega para reformar a situação é percebida no exame inicial e o pneu pode ter sua vida finalizada sem ter recebido uma reforma. Resultado: a vida do pneu tende a diminuir com esta improvisação.

Confirme se sua capacidade de carga e velocidade são compatíveis com o volume de carga que seu caminhão transporta.

Veja abaixo, dois tipos de construção de pneus.

Importante: Pela ilustração, percebe-se que o pneu é composto por várias borrachas diferentes umas das outras. Por isso durante a fabricação estas borrachas são vulcanizadas juntas, por exemplo: O material aplicado na “rodagem” precisa ser resistente ao desgaste por estar em contato com o solo, a “parede lateral” é outro material pois ele precisa ser flexível, a borracha aplicada na área do “talão” deverá ser muito resistente a alta temperatura, nos “ombros” a borracha precisa ser resistente a arrastes, o “liner” isto é, a camada de borracha interna do pneu, precisa de impermeável e assim por diante. Isso explica o porquê em caso de perda de pressão é imprescindível parar o veículo o mais rápido possível, visto que a rodagem em baixa pressão provoca a degradação destes diversos tipos de borracha que compõe o pneu, gerando separações e o sucateamento do pneu.

2) MANUTENÇÃO E CUIDADOS DURANTE O USO

Lembre-se que o desgaste das peças de suspensão do seu veículo é inevitável. Após certa kilometragem, sistema de suspensão se desgastam e geram folgas nas ponteiras, terminais, rolamentos, embuchamento, etc.

Para obter o melhor rendimento dos pneus, fique atento aos CINCO LADRÕES DE QUILOMETRAGEM:

1. ALINHAMENTO: Rodas desalinhadas causam o desgaste excessivo e irregular dos pneus. A vida dos pneus pode diminuir 25%. Evite o prejuízo fazendo revisões mecânicas periodicamente.
2. BALANCEAMENTO: Problemas mecânicos e defeitos nas rodas, como o balanceamento incorreto, podem gerar desgaste irregular da banda e perda de 20% no rendimento dos pneus.
3. CONTROLE DE PRESSÃO: O que suporta a carga não é o pneu, mas sim o ar que está dentro dele. A palavra “pneu”, vem de pneumático, isto é, aquilo que tem ar. O uso da pressão incorreta reduz a kilometragem da banda em até 25% e ainda aumenta o consumo de combustível de 4 a 6%.
4. DESENHO DO PNEU: Dependendo da aplicação, a escolha errada do desenho do pneu pode gerar uma perda de 40% na kilometragem.
5. EMPARELHAMENTO: Emparelhamento correto é aquele em que o conjunto geminado possuem pneus e rodas com o mesmo diâmetro total e as mesmas características. Desprezar esta exigência é correr o risco de perder 25% na kilometragem.

Cuidando destes itens seus pneus terão um maior desempenho, por isso visite seu prestador de serviços com mais frequência e fique atento também a:

CONSERTOS: Um pneu furado consertado durante uma viagem, provalmente recebeu um conserto “provisório”,  isto é, apesar de estar vulcanizado pode possibilitar a entrada de ar na área pela banda de rodagem e provocar a perda do pneu e de suas futuras reformas. Quando isso ocorrer procure seu recapador de confiança e faça uma vulcanização correta.

SOBREPESO / VELOCIDADE: O sobrepeso é um inimigo do pneu porque força sua estrutura e diminui a expectativa de vidas futuras que o investimento espera. A velocidade por sua vez é mais danosa ainda, pois além de aquecer o pneu além da sua capacidade, pode provocar avarias em buracos/deformações nas estradas e consumir prematuramente tambem outros itens , como lonas de freio, combustível, etc.


RODOCALIBRADOR:
 O equipamento ajuda o usuário a deixar sua rede de ar na calibragem desejada, porém como todo equipamento exige manutenção períodica. É muito comum em veículos que não tem essa manutenção o painel apontar, por exemplo 100 lbs e em alguns pneus a pressão real é 70 lbs. Corrija as pressões sempre com os pneus frios, no mínimo a cada 15 dias; utilize tampas de válvulas a fim de proteger o interior das mesmas, evitando vazamentos e a deterioração do núcleo.

RETIRADA DO PNEU PARA REFORMA: Todos os pneus, por norma, possuem a indicação máxima de desgaste TWI (Tread Wear Indicator). São indicadores de desgaste da banda de rodagem que correspondem ao desgaste máximo permitido pelas leis do trânsito, que é de 1,6 mm. Portanto, os pneus devem ser substituídos antes de atingirem esta marca, assim a carcaça estará apta a receber uma reforma mais segura. Para haver uma padronização, a frota deve determinar um limite de retirada para todos, desde o proprietário ao motorista, sabem que o pneu deve sair de operação para ser reformado.

ARMAZENAMENTO: Caso tenha pneus em estoque, lembre-se de guardá-lo longe de produtos derivados de petróleo, como óleos, tintas, etc. Este procedimento acelera o envelhecimento da borracha.

RODÍZIOS DOS PNEUS: Na rodagem, existem diversas situações, como a inclinação da estrada, tipos de cargas, que ocasionam desgastes dos pneus. Uma das formas mais simples e eficazes para atenuar tais desgastes é o rodízio dos pneus. As formas mais usadas são: pneus dianteiros da esquerda para a direita, giros na roda, rodízios cruzados (interno, externo) ou ainda entre eixos.

3) ESCOLHA DO DESENHO DE REFORMA

O pneu significa o segundo ou terceiro custo do transporte rodoviário, portanto, recapar corretamente afeta significativamente no custo do frete. O valor atual de recapagem de um pneu de caminhão equivale aproximadamente 30% a 40% do valor médio de um pneu novo.
O rendimento quilométrico do primeiro recape de um pneu de caminhão é o mesmo de um pneu novo, isso se o usuário der ao pneu recapado os mesmos cuidados que dá ao pneu novo, será maior ainda.

Reforma-se em média 2 vezes o pneu de caminhão, podendo chegar até 3 vezes dependendo das condições do pneu e o tipo de serviço.

A escolha do desenho nada tem a ver com o desenho original do pneu ou por achar o desenho “bonito”. Ele precisa ser escolhido de acordo com sua aplicação específica, isto é, muitos desenhos destinados para a dianteira do caminhão, não são necessáriamente bons para os eixos trazeiros, por exemplo. Veja na sua recapadora, quais os desenhos adequados para sua operação. Continuar com o desenho original pode dar ao seu pneu aparência de novo, mas isso não garante bom desempenho quilométrico.

Os reparos, também conhecidos como manchões, como o próprio nome diz, servem para reparar os danos que seu uso fez ao pneu. O sistema persiste em substituir as partes danificadas do pneu por um reparo com iguais especificações. Isso é serviço para especilista e se for feito com a técnica necessária, o pneu terá todas as suas propriedades novamente para rodar com segurança.

4) CALCULE O CPK – CUSTO POR QUILÔMETRO

Você sabe qual seu custo por quilômetro rodado?  Ás vezes, você confunde PREÇO com CUSTO?

Com um cálculo bem simples, você poderá passar a controlar seu custo por quilometro rodado com pneus. Primeiramente é preciso saber que PREÇO é aquilo que o usuário paga pelo serviço. CUSTO é a divisão deste preço pelo rendimento do serviço/produto comprado. Aprenda então a controlar seus custos com pneus através do cálculo do CPK, ou seja, do custo por quilometro rodado.

Na fórmula abaixo, você vai obter o custo com o pneu para cada 1.000km. Para saber o custo por quilometro, portanto, basta dividir o resultado por mil.

MEDIR E QUANTIFICAR.  Não se esqueça que a melhor forma de ganhar dinheiro hoje é baixando custos e esse é o compromisso e a missão da Renocap e da Bandag.

Como você pode ver, o importante não é apenas quanto se paga na recapagem e sim o quanto se economiza durante a vida da carcaça, ou seja, quanto maior a quilometragem, menor o custo,  maior a economia e menor será a compra de PNEUS NOVOS !!!

5) DECISÃO DE COMPRA E/OU RECAPAR

A escolha do pneu e da reforma, deve ser baseada em confiança, segurança, atendimento e principalmente em índices de desempenho, como o CPK, Número de recapes por pneu novo comprado, Prestação de serviços, entre outros fatores.

Na gestão de pneus, algumas empresas possuem uma curiosa e perigosa atitude na compra de pneus/reformas. Quando precisa comprar, por exemplo, 10 pneus novos,  desembolsará de R$ 12.000,00 a R$ 18.000,00 conforme o tipo do pneu e esta compra é comandada pelo proprietário e/ou financeiro da empresa. Alguns meses depois, quando estes 10 pneus estão no momento de recapar e a operação custará em torno de 30% do valor inicial e o proprietário delega ao borracheiro ou ao motorista a decisão de escolher o recapador. Não raro, descobre neste momento, que nem todos os pneus terão condições de reforma.

Esta atitude é muito comum em transportadoras e precisa ser corrigida, pois a decisão de recapar é tão importante quanto comprar pneus novos, pois escolher a melhor opção, via custo, precisa de cálculos e informações e é na recapagem que o investimento inicial vai se alongar no tempo. Quanto mais certa for a decisão, mais tempo irá demorar para fazer nova compra de pneus novos. Porisso, esta decisão deve ser do proprietário ou de alguém da empresa com condições de fazer a análise completa.

Ocorre também, ás vezes, por falta de autonomia, o comprador e/ou o encarregado de pneus que possuem informações sobre desempenho dos pneus e das reformas, acabam comprando um produto/serviço mediano, pois  a empresa adota o sistema de cotações de forma linear comparando produtos e serviços diferentes apenas pelo critério PREÇO.

As empresas precisam ter critérios pré-estabelecidos, municiados de relatórios e comparações, para poder trabalhar com segurança neste ítem.

Cuidado com a interferência de “intermediários interessados” que a decisão da empresa seja simplista e acabe fazendo o “mais fácil”, o “mais barato”, enfim aquilo que não provocou uma análise dos prós e contras de uma decisão de compra.

Estes intermediários, sejam quais forem, pode ser usados como consultores, mas entre sua decisão e a necessidade de recapar faça contas, use as comparações e protega o  patrimônio da sua empresa.

6) SOLUÇÕES PARA SEUS PNEUS

RAZÕES PARA RECAPAR COM A RENOCAP / BANDAG

 

Programe visitas ao seu recapador não apenas para recapar ou comprar pneus, envie seu caminhão para calibrar, conferir o desgaste dos pneus, medir o alinhamento, entre outras. Na prática você usará o nosso BTS-CENTRO DE SERVIÇOS, estará se protegendo dos “5 ladrões de KM.”

Se precisar treinar seu encarregado ou motorista para tiver dúvidas sobre pneus, recapagens e sobre partes mais teóricas do produto que usa, envie seu funcionário para participar de um CURSO RÁPIDO SOBRE PNEUS PARA MOTORISTAS E ENCARREGADOS. Basta agendar com nossos técnicos e vendedores. Sem custo adicional.

 

Recapando seus pneus com a RENOCAP / BANDAG você terá a certeza que seus pneus serão produzidos dentro do processo de qualidade certificado pela SBQPC (Sistema Bandag de Qualidade Padrão nos Concessionários) e pela certificação obrigatória (registro) junto ao INMETRO; que serão reformados com equipamentos homologados pela Bandag, e com mão de obra especializada; que suas carcaças poderão obter a GARANTIA ESTENDIDA BGW se estiverem dentro dos critérios estabelecidos e ainda dispor de bandas de APLICAÇÃO ESPECÍFICA para melhorar o desempenho dos seus pneus.

Procure a Renocap e em um único lugar você encontrará RECAPAGENS, SERVIÇOS , PEÇAS E PNEUS NOVOS, além de uma equipe de profissionais que querem AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO PNEU DO SEU CAMINHÃO.

 

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